segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tiradentes: ô cidadezinha boa, sô!

Você já pode imaginar o “clima de interior” de Tiradentes, quando para pra pedir um mapa da cidade na secretaria de turismo, logo na entrada da cidade: “Mapa? Num tem mapa não senhora, mas qual pousada a senhora vai? Eu indico o caminho...”. Tudo bem, pensei, melhor deixar meu lado virginiano no Rio e aproveitar a cidade sem mapas, afinal é tudo “logo ali”, como os mineiros dizem.

Tiradentes, que já se chamou Villa de São José, é uma das cidades históricas de Minas Gerais. Vive, hoje, da agropecuária, do artesanato e do turismo, mas apesar do entra e sai de gente, não perdeu o sossego. A cidade mantém alguns locais, como o Chafariz de São José, conservados há mais de 300 anos. A matriz de Santo Antonio, nome do Padroeiro da cidade, contruída no início do séc. XVIII, tem os traços barrocos com fachada feita por Aleijadinho e é uma das mais visitadas do Estado. A vista do alto da matriz é linda! É a segunda igreja mais rica do Brasil, com quase meia tonelada de ouro em seu interior! Pode se contemplar as obras por horas... (Não perca o evento de Som e Luz, que se narra o encanto dessa construção, dura 25 minutos, normalmente aos sábados à noite).

Tiradentes tem charme e muita história! Você pode fazer um passeio de charrete pelas ruas de pedra que vão contando a história pela arquitetura das fachadas das casas coloniais, de telhados com ou sem eira e beira (daí a origem da expressão “sem eira nem beira” para quem não tinha boas condições financeiras), pode passar horas indo de lojinha em lojinha curtindo (e comprando) os artesanatos mais criativos e interessantes!
Tiradentes tem comida mineira e muito artesanato de qualidade, quer coisa melhor? Jeito mineiro de ser e viver!

Dicas: leve sapatos baixos e tênis, afinal é só isso que você vai precisar! Leve dinheiro vivo, pois não tem banco 24h (acredite!!) e muitas lojas de artesanato não tem máquinas de cartão, quando tem estão fora do ar.

Não deixe de levar pra casa: Queijos e doces (dos mais variados possíveis), artesanato (dos mais baratos possíveis), chocolates (dos mais gostosos possíveis)!!

Onde comer: são todos em geral muito bons, é só escolher de acordo com sua preferência. Mas são muitos! Não deixe de comer uma boa comida mineira num dia, massa no outro, crepe a noite... e assim vai! E tem restaurante pra todos os preços também, chiques e tradicionais, para todos os bolsos. Tem muitos barzinhos acolhedores, com musica ambiente e às vezes ao vivo. Algumas sugestões boas: Trattoria Via Destra , San Felice Ristorante, Vovó & Cia e Creperia Jardins Santo Antônio, CasAzul Café Latino, Tragaluz, Theatro da Villa (menu fechado), Pau de Angu (estrada para Bichinho), entre outros.


Adjacências:
Bichinho (Vitoriano Veloso) – 7km de Tiradentes. É um vilarejo muito simpático conhecido por seu artesanato. Fui informada que em Bichinho encontraríamos coisas mais baratas e variadas do que Tiradentes, porém não vi isso. Fora ter que andar de carro pra cima e pra baixo porque as lojas não ficam concentradas como em Tiradentes, a maioria das coisas estavam mais caras! Talvez eu não tenha dado sorte, talvez os artesãos de Tiradentes tenham feito promoção, não sei... Dica: soube de um restaurante de comida mineira maravilhoso: Tempero da Angela. Da próxima vez eu confiro!

São João del Rei -14km de Tiradentes. É uma cidade grande, com muitos patrimônios históricos e indústrias. É a terra do artesanato em estanho.
Vi um grande furo no turismo de São João Del Rei: há 5 ou 6 anos eu estive lá de carro, visitei todas as igrejas, museus, peguei um guia mirim coloquei no carro e fiz um passeio maravilhoso pela cidade. Porém, dessa vez escolhemos ir de Maria Fumaça, passeio, aliás, imperdível de 35 minutos entre S.J. Del Rei e Tiradentes. Embarcamos na pequena estação de Tiradentes, construída em 1881. A locomotiva foi fabricada na F
iladélfia e encanta crianças e adultos. Um charme! Entretanto, ao chegar em S.J. Del Rei, a estação é suja, sem nenhuma informação ao turista. Não sabíamos por onde andar (a cidade é enorme), nem onde comer (ninguém nos dava uma informação precisa de um bom restaurante, poucos taxis disponíveis, muitos já tinham fechado pacote com algumas famílias. E sem carro, não tínhamos como nos locomover pela cidade. Dessa vez, achei uma bagunça completa. Uma pena!

Onde se hospedar: Tiradentes tem uma variedade enorme de simpáticas pousadas. Eu acredito que o grande lance aqui é a localização. O ideal é você não ter que pegar o carro pra nada, então recomendo as pousadas próximas ao largo das Forras, onde tudo acontece! Todas são aconchegantes e tem ótimo café da manhã, assim como funcionários prestativos que fazem da sua estada a mais tranqüila possível.
- Pousada Solar da Ponte www.solardaponte.com.br
- Pousada Mãe D’água www.pousadamaedagua.com.br
- Pousada do Ó www.pousadadoo.com.br

Preserve:

O carnaval na cidade é famoso e atrai muitas pessoas, já que Tiradentes foi cenário de novelas e minisséries como Coração de Estudante, Maria Moura e Hilda Furacão. Ocorre então uma invasão de turistas que não se preocupam em conservar. Gente que urina nas esquinas e anda de carro com som nas alturas. Portanto, tenha em mente ao visitar, que Tiradentes é um Patrimônio Histórico Nacional e deve ser respeitado e preservado, para que possamos desfrutar dele por muitos e muitos anos.

5 comentários:

  1. Achei formidavel este blog.Acredite é de grande valor. com certeza irei visitar esta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Catarina! Espero ter ajudado! Abs, Clarissa

    ResponderExcluir
  3. Oi Cla!
    Parabéns pelo blog! Adorei.
    Aguardo sua visita no meu: http://maecoracao.blogspot.com/
    beijinhos!
    Gigi

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as informações pretendo segui-las em breve

    ResponderExcluir