quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Fortaleza: minha paixão!

ROTEIRO DE VIAGEM A FORTALEZA, CIDADE NOTA DEZ!


Vocês verão que Fortaleza tem tudo de uma cidade grande com jeito de cidade pequena.
Tem ótimo hoteis a beira mar e na rua atrás da Av. Beira-Mar, na Praia do Meireles. Aliás, não há como ficar em lugar ruim e Fortaleza, é tudo perto, tem à disposição farmácias, restaurantes, lanchonetes (McDonald) e o calçadão beira-mar com a maravilhosa Feirinha de artesanato da Praia de Meireles! Durante o tempo livre, caso queira se locomover vá de táxi. É barato!


Como a praia da beira-mar é poluída - infelizmente - a solução é aproveitar a Praia do Futuro, 20 minutos de ônibus, bem tranquila e cheia de quiosques pra você escolher.

O que você não pode deixar de fazer:
* Conhecer a feirinha de artesanato da orla - tudo que o artesanato de Fortaleza tem para mostrar está lá ... Tem de tudo e vale a pena dá uma passadinha para levar algumas lembranças de Fortaleza; Horário de funcionamento: Diariamente a partir das 17h.
* Visitar as lojas da Rua Monsenhor Tabosa – Um shopping a céu aberto com 350 lojas! Tem calçados, bolsas, cintos, confecções (princ. feminina) e peças de cama, mesa e banho. É necessária uma tarde inteira pra isso! No início da rua ficam as lojas de couro – bolsas e sapatos – tudo de bom! É cansativo e normalmente os homens não têm muita paciência para as milhões de lojas (iguais, mas que sempre entramos pra dar uma olhada)... Horário de funcionamento: segunda à sexta das 8:00 às 19:00 h, sábado das 8:00 às 15:00. No domingo fecham.
* Passear no Mercado Central - Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes de artesanato. Tem de tudo! E detalhe: o que vale é barganhar, nunca pague o primeiro preço que o vendedor lhe der, sempre, mas sempre, peça um desconto! O mesmo acontece na feirinha!
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h30h; sáb., das 8h às 16h; dom. até 12h.
* Ir ao planetário do Centro Dragão do Mar - vocês podem fazer uma visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde existem museus, cinemas, cafés, livrarias e o planetário; à noite tem bares e restaurantes muito bons para um passeio!
* Sair à noite para jantar na Praia de Iracema - São os mais de 50 bares e restaurantes, muitos com música ao vivo, nos calçadões da Praia de Iracema. Dica de bons restaurantes como por exemplo o Colher de pau, peça de entrada a casquinha de lagosta e depois escolha entre moquecas, peixes, camarões, lagostas.
* Visitar a Estátua de Iracema - Composta de três elementos: o guerreiro, uma criança e Iracema. A escultura é uma homenagem à célebre personagem de José de Alencar e fica no local onde "a virgem dos lábios de mal" esperava que seu amor regressasse: o cais do porto. A Beira Mar na Praia de Mucuripe.

Passeios que dia inteiro que você não pode perder:
No passeio a Morro Branco e Praia das Fontes
Perder-se no Labirinto de falésias de Morro Branco - O mar verde e calmo faz par com as falésias avermelhadas. Lá, são encontradas areias coloridas e paisagens inesquecíveis. Leve um trocado para dar ao seu “guia-mirim” um menino que irá acompanhá-los no passeio e mostrar com tiram as cores das falésias. Pergunte tudo a ele e peça pra mostrar a “fonte da juventude”!

No passeio a Canoa Quebrada:
* Parar de buggy no alto de uma duna e deixar o tempo passar - não tem coisa melhor do que descansar e apreciar a paisagem do alto das dunas de Canoa Quebrada. Não esqueça o protetor solar, pois o Sol é de rachar, já que Fortaleza é mais perto da linha do Equador!
* Dar um passeio pela “Broadway” - a rua mais agitada de Canoa Quebrada se chama Broadway. À noite, todo mundo bate perna lá. Mas peça ao guia para mostrar a vocês durante o passeio de buggy. A rua é inacreditavelmente pequena e repare como é escrito Broadway.
*** Nos passeios de buggy tanto em Canoa Quebrada quanto em Praia das Fontes lembrem-se de pedir ao guia pra ir “sem emoção”, é mais seguro. E lembre-se de levar algum dinheiro pra tomar água de coco no caminho. Tem sempre uma barraquinha montada esperando por vocês nas paradas que o bugueiro faz!


Lugares para visitar durante o city tour:
Vale a pena visitar o Teatro José de Alencar, Fortaleza da Nossa Senhora de Assunção, Palácio da Luz, Antiga Assembléia Provincial - tombado pelo IPHAN, hoje abriga o Museu do Ceará, Antiga Cadeia Pública, Catedral Metropolitana.

Artesanato

O Ceart abre normalmente de segunda à sábado, das 9h às 20h. No domingo volta a fechar. Quem gosta de artesanato não pode deixar de visitá-lo. O Ceart fica na Av Santos Dumont, 1589, Aldeota.
Centro de Turismo está aberto de segunda e no sábado das 8h às 12h e fecha no domingo. O local oferece várias lojas de artesanato, sala de informações turísticas, além do Museu de Arte e Cultura Popular e Museu da Mineorologia, cuja entrada é de R$ 1,00 e dá direito de visitar a ambos. O Centro fica na Rua Senador Pompeu, 350, Centro. Informações fone 212-3566.

Culinária Cearense
O forte da cozinha cearense são os frutos do mar. Frescos e preparados na hora com os temperos regionais são fantásticos! Caranguejo, lagosta e camarão com preços que não encontramos no Rio! Tem que comer todo dia.. O peixe tem suas várias formas de preparo, tanto cozido como frito ou assado. Peça pelo peixe PARGO ou TRIO (camarão, lagosta e peixe)! Tudo acompanhado pelo "baião-de-dois", mistura de arroz e feijão, cozidos juntos, com manteiga e queijo de coalho. Hum!! É claro que tem boas churrascarias e outros restaurantes para quem não é fã de peixe localizadas na Av. Beira Mar, na Praia e Iracema...
Peça sucos, doces, geléias, licores e sorvete das frutas regionais. O caju é a fruta símbolo do Ceará, não esqueça de provar a caipirinha de mel de caju em Canoa Quebrada – cajuirinha! Mesmo quem não bebe tem que provar!

Onde se hospedar e quem pode ajudar:
Brasil Tropical Residence: Av. Abolição 2323 – Meireles - Tel: (85) 266-7700 Fax: (85) 266-7733
Agência de Viagem local: NETTOUR http://www.nettour.com.br/

Ah!! Vocês só não podem se esquecer de andar de jegue, o meio de transporte mais tradicional do Ceará!!

Boa viagem!! Divirtam-se!!



4 comentários:

  1. Que Blog mais lindo!!!

    O pai

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog vou passar 10 dias em fortalela apartir do proximo dia 09 e com certeza vou seguir todas as suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Falta colocar a parte boa da viagem a Espanha e Portugal.
    o pai

    ResponderExcluir