
Tiradentes, que já se chamou Villa de São José, é uma das cidades históricas de Minas Gerais. Vive, hoje, da agropecuária, do artesanato e do turismo, mas apesar do entra e sai de gente, não perdeu o sossego. A cidade man
tém alguns locais, como o Chafariz de São José, conservados há mais de 300 anos. A matriz de Santo Antonio, nome do Padroeiro da cidade, contruída no início do séc. XVIII, tem os traços barrocos com fachada feita por Aleijadinho e é uma das mais visitadas do Estado. A vista do alto da matriz é linda! É a segunda igreja mais rica do Brasil, com quase meia tonelada de ouro em seu interior! Pode se contemplar as obras por horas... (Não perca o evento de Som e Luz, que se narra o encanto dessa construção, dura 25 minutos, normalmente aos sábados à noite).


Tiradentes tem comida mineira e muito artesanato de qualidade, quer coisa melhor? Jeito mineiro de ser e viver!

Dicas: leve sapatos baixos e tênis, afinal é só isso que você vai precisar! Leve dinheiro vivo, pois não tem banco 24h (acredite!!) e muitas lojas de artesanato não tem máquinas de cartão, quando tem estão fora do ar.
Não deixe de levar pra casa: Queijos e doces (dos mais variados possíveis), artesanato (dos mais baratos possíveis), chocolates (dos mais gostosos possíveis)!!

Adjacências:
Bichinho (Vitoriano Veloso) – 7km de Tiradentes. É um vilarejo muito simpático conhecido por seu artesanato. Fui informada que em Bichinho encontraríamos coisas mais baratas e variadas do que Tiradentes, porém não vi isso. Fora ter que andar de carro pra cima e pra baixo porque as lojas não ficam concentradas como em Tiradentes, a maioria das coisas estavam mais caras! Talvez eu não tenha dado sorte, talvez os artesãos de Tiradentes tenham feito promoção, não sei... Dica: soube de um restaurante de comida mineira maravilhoso: Tempero da Angela. Da próxima vez eu confiro!

Vi um grande furo no turismo de São João Del Rei: há 5 ou 6 anos eu estive lá de carro, visitei todas as igrejas, museus, peguei um guia mirim coloquei no carro e fiz um passeio maravilhoso pela cidade. Porém, dessa vez escolhemos ir de Maria Fumaça, passeio, aliás, imperdível de 35 minutos entre S.J. Del Rei e Tiradentes. Embarcamos na pequena estação de Tiradentes, construída em 1881. A locomotiva foi fabricada na F

Onde se hospedar: Tiradentes tem uma variedade enorme de simpáticas pousadas. Eu acredito que o grande lance aqui é a localização. O ideal é você não ter que pegar o carro pra nada, então recomendo as pousadas próximas ao largo das Forras, onde tudo acontece! Todas são aconchegantes e tem ótimo café da manhã, assim como funcionários prestativos que fazem da sua estada a mais tranqüila possível.
- Pousada Solar da Ponte www.solardaponte.com.br
- Pousada Mãe D’água www.pousadamaedagua.com.br
- Pousada do Ó www.pousadadoo.com.br
Preserve:

O carnaval na cidade é famoso e atrai muitas pessoas, já que Tiradentes foi cenário de novelas e minisséries como Coração de Estudante, Maria Moura e Hilda Furacão. Ocorre então uma invasão de turistas que não se preocupam em conservar. Gente que urina nas esquinas e anda de carro com som nas alturas. Portanto, tenha em mente ao visitar, que Tiradentes é um Patrimônio Histórico Nacional e deve ser respeitado e preservado, para que possamos desfrutar dele por muitos e muitos anos.